HomeNotíciasEventosAulasFale Conosco

Missão, Visão e Valores

"Servir Amando"

O Colégio Santa Inês, de São José do Rio Pardo – SP, mantido pela Associação Cultural e Educacional Filhas de Nossa Senhora do Monte Calvário, tem por objetivos, ao oferecer educação escolar às crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica nos segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, os fixados na Constituição Nacional (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), pautando suas ações em “Servir Amando”, nos ideais de solidariedade humana, visando sempre o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, através de um repertório diversificado e cristão de conhecimentos que lhes proporcionem alegria de viver, amar e servir, como segue:
- Proporcionar ao educando, através da convivência comunitária, no ambiente de ensino-aprendizagem, formação integral à luz da fé cristã e dos valores do evangelho.
- Incentivar o desenvolvimento das potencialidades do educando para que possa ter acesso à autorrealização, conhecimento científico do mundo atual e cidadania plena, participando como membro consciente e dinâmico da construção de uma sociedade cada vez mais humana, justa e fraterna.
- Levar o educando à descoberta e desenvolvimento de suas aptidões e habilidades para a realização plena e harmônica da própria personalidade a serviços dos outros.
- Oferecer ao educando a oportunidade do exercício da opção, com liberdade, por uma vida cristã esclarecida e engajada na comunidade eclesial.
- Desenvolver a capacidade de análise, da realidade histórica, à luz do evangelho, assumindo a própria responsabilidade na sociedade, inspirados pela fé e amor cristãos, colaborando para o pleno desenvolvimento de todos na promoção dos valores humanos e na transformação das estruturas socioeconômicas injustas, geradoras de opressão e exclusão.
- Elevar, sistematicamente, a qualidade do ensino oferecido aos educandos, voltado para competências plenas.
- Formação do cidadão consciente dos seus deveres, direitos e responsabilidades.
- Promover, através das atividades internas, externas e integradas, a relação escola-família-comunidade.
- Proporcionar um ambiente saudável e favorável, ao estudo, ao ensino, à pesquisa e à aprendizagem.
- Incentivar os alunos à participação e atuação solidárias junto à comunidade.
- Atentar para as legislações nacionais, estaduais e municipais e às orientações superiores em relação à legalidade dos atos escolares praticados.